Forças Armadas precisam de novo impulso democrático
Estudo Livres explora as recentes notícias e investigações sobre militares envolvidos em tentativa de Golpe de Estado no Brasil. A partir disso, discute a necessidade de democratização das Forças Armadas por meio de reformas institucionais
PUBLICAÇÃO
12/4/20241 min read
As recentes investigações da Polícia Federal revelaram com detalhes e fartura de provas a participação de militares em uma tentativa de golpe de Estado. Tal fato evidencia a urgência de fortalecimento da cultura democrática, revisando os parâmetros da relação entre as Forças Armadas e a sociedade civil, de modo a eliminar os resquícios autoritários que ainda contaminam parcela das tropas.
Nesse sentido, reformas dentro e fora das forças são fundamentais para fortalecer uma relação republicana entre os militares, as demais instituições de Estado e a sociedade civil.
Portanto, é imperativo promover e reforçar a democratização das Forças Armadas por meio de reformas institucionais. Essas mudanças não apenas fortalecem os direitos individuais, mas também as instituições democráticas e o profissionalismo das Forças, prevenindo interferências indevidas e garantindo o Estado Democrático de Direito, conforme os princípios da liberdade, da democracia e do império da lei.
Baixe o Estudo Livres abaixo e conheça a posição do Livres sobre o tema: