Iniciativa de Felipe Rigoni, Fundo Cidades para adaptação climática é lançado pelo governo do ES
Iniciativa reforça compromisso com o Liberalismo Verde e destina mais de R$ 200 milhões para municípios
NOTÍCIAHOME
2/22/20251 min read
O Governo do Espírito Santo lançou, na última quarta-feira (19), a nova edição do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025, programa que destinará mais de R$ 200 milhões para ações de prevenção e mitigação dos impactos ambientais nos municípios capixabas. A iniciativa tem como destaque a atuação do líder Livres e secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que está à frente da estratégia de fortalecimento da resiliência urbana.
Rigoni enfatizou a importância de preparar os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos e destacou que o Espírito Santo será o primeiro estado do Brasil a contar com um plano de adaptação para cada cidade, resultado de um estudo em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
"O calor está cada vez mais intenso, eu sei! E é por isso que o Governo do Estado está investindo cada vez mais em medidas de combate às Mudanças Climáticas. Porém, isso só pode ser feito em conjunto com os municípios", escreveu o líder Livres em suas redes sociais.
Com o Fundo Cidades, os recursos serão repassados diretamente aos fundos municipais de investimento e fundos municipais de clima, garantindo agilidade e menos burocracia na execução das obras. Para Rigoni, é fundamental antecipar ações para mitigar riscos ambientais e garantir soluções inovadoras para os municípios:
"Seremos o primeiro estado do Brasil a ter um plano de adaptação para cada município. É o Espírito Santo mais uma vez sendo protagonista na pauta ambiental.
Acompanhe o trabalho de Felipe Rigoni em suas redes sociais.

