Latin America Liberty Forum 2025 debateu avanço das reformas e desafios da liberdade em evento correalizado pelo Livres

Evento reuniu lideranças, acadêmicos e especialistas para discutir o futuro político e econômico.

NOTÍCIA

2/12/20252 min read

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebeu o Fórum da Liberdade da América Latina, evento promovido pela Atlas Network em correalização com o Livres. A abertura contou com Matt Warner, presidente da Atlas Network, seguido pelo diretor executivo do Livres, Magno Karl. O evento reuniu lideranças e especialistas de toda a região para debater desafios e oportunidades para a liberdade econômica e política no continente.

Líderes Livres participaram ativamente dos debates. O vereador do Rio de Janeiro, Pedro Duarte, e o ex-deputado Thiago Mitraud estiveram presentes, assim como os conselheiros acadêmicos Elena Landau, Fernando Schüler

Deborah Bizarria, coordenadora de políticas públicas do Livres, participou de um painel ao lado do Dr. Tom Palmer e do Dr. Roberto Salinas, da Atlas, discutindo formas de incluir pessoas marginalizadas pelo Estado e prejudicadas pelo protecionismo econômico.

Mesas de debate

Um dos destaques foi a discussão sobre as reformas estruturais no Brasil desde os anos 90 e seus ensinamentos para a atualidade. "A sociedade está mais pronta nos dias atuais para o avanço das privatizações do que nos anos 90. Hoje podemos inverter a lógica: é quem defende a estatização de tudo que precisa justificar", afirmou Elena Landau.

"No Brasil, há dois grandes grupos políticos. Se queremos que nossas pautas avancem, não podemos nos privar de dialogar com eles. Desde o início, somos claros sobre o que defendemos, e é assim que conseguimos ampliar nossa rede enquanto mantemos nossos valores intactos", disse Magno Karl ao abordar os desafios da polarização política.

Outros temas debatidos incluíram como simplificar o ambiente regulatório nos países latino-americanos para gerar mais empregos, o impacto dos acordos de livre mercado na economia da região e estratégias para mobilizar jovens na defesa da liberdade.

Troca de experiências e iniciativas inovadoras

Os participantes compartilharam experiências e desafios para 2025, conhecendo casos de sucesso como a Associação de Contribuintes da Argentina, que conseguiu unir diferentes espectros políticos para reduzir impostos. Também foram apresentados o Fórum da Liberdade, evento anual do Instituto de Estudos Empresariais de Porto Alegre, e a Escola de Líderes Ambientais do Centro de Investigação Looking, no Peru.

Um dos momentos mais aguardados foi o Think Tank Shark Tank, iniciativa da Atlas Network onde líderes apresentaram projetos inovadores para concorrer a um prêmio de 15 mil dólares. O grande vencedor foi Alfredo Flores (Ciudadanía sin Froteras Peru) com seu projeto, "Global Talents". 

Solidariedade e compromisso com a liberdade

O O Liberty Award Dinner começou de forma impactante com a presença de Ana Corina Sosa, filha da líder da oposição venezuelana Marina Corina, que destacou os desafios enfrentados sob a ditadura de Nicolás Maduro. O evento ressaltou a solidariedade do mundo livre ao povo venezuelano e a importância de continuar lutando pela liberdade na América Latina.

Já o prêmio do Latin America Liberty Forum 2025 foi concedido ao Instituto de Ciência Política Hernán Echavarría Olózaga, representado por Carlos Augusto Chacón, pelo trabalho "Safeguarding the Rule of Law and Private Property in Colombian Rural Areas: A Public Policy Milestone", que se destacou como o grande vencedor da noite.