Liberdade Econômica
Removendo barreiras para a livre iniciativa, o empreendedorismo e a prosperidade
A complexidade da burocracia é um grande desafio para os empreendedores e um obstáculo à geração de emprego e renda. O processo de abertura de uma empresa no Brasil requer, em média, 11 procedimentos, com duração de três semanas e um custo equivalente a 5,1% da renda per capita anual. Já a obtenção de alvarás de construção requer uma média de 22 procedimentos, enquanto a transferência de propriedades no Brasil requer, em média, 15 procedimentos, 39 dias e custa 3,2% do valor do imóvel, para citar outros exemplos.
Os altos custos da burocracia acabam implicando em menos recursos a serem usados na contratação de mão de obra e investimentos produtivos, impactando diretamente o crescimento e a geração de emprego. Parte do problema também se deve à baixa coordenação entre agências nacionais e locais. Desse modo, todos os brasileiros irão se beneficiar de um ambiente de negócios mais amigável.
Políticas públicas que incentivem o empreendedorismo
O Livres propõe uma política de liberação do potencial criativo dos brasileiros, voltada a redução substancial das barreiras burocráticas e regulatórias que diminunem a nossa produtividade e atrapalham o empreendedor.
Imposto sem surpresas
Revogaços
Bancos de Testes Regulatórios
Selo Fácil
Revisão das Políticas de Microcrédito
Participe do projeto



Portos Abertos é uma minissérie original Livres
Em 5 partes que explora os efeitos negativos do protecionismo brasileiro e a importância de uma nova abertura comercial do país para o mercado internacional.
Escutamos ao mesmo tempo especialistas e cidadãos comuns. Juntamos diferentes perspectivas em episódios curtos, mas esclarecedores, sobre o que precisamos hoje para construir um Brasil mais livre, com oportunidades para todos.
