Líder Livres no Paraná, Anne Dias alerta sobre alta carga tributária no Brasil em entrevista à Gazeta do Povo
A líder Livres destacou que mais de 30% do PIB é comprometido com tributos, enfatizando que 47% da arrecadação provém da taxa de consumo, afetando desproporcionalmente as camadas mais vulneráveis da população.
NOTÍCIA
10/1/20242 min read
Na última quinta-feira, 26 de setembro, durante o programa Sem Rodeios da Gazeta do Povo, a líder Livres no Paraná, Anne Dias, fez uma defesa contundente do capitalismo e alertou sobre o peso da carga tributária no Brasil, destacando como ela impacta principalmente os mais pobres. Durante a entrevista, Anne explicou que as inovações criadas pelo mercado não apenas impulsionam a economia, mas também melhoram a qualidade de vida das pessoas, independentemente de sua condição financeira.
Anne destacou que "não é porque alguns ficam mais ricos que outros ficam mais pobres. Muito pelo contrário, quando a gente tem o capitalismo, quando a gente tem liberdade econômica, quando a gente tem redução do governo, as pessoas ficam mais ricas porque elas produzem riquezas que todo mundo ganha". Ela exemplificou seu argumento citando o impacto do iPhone, criado por Steve Jobs, como um instrumento que possibilita o trabalho de muitas pessoas ao redor do mundo.
A líder também comentou sobre a visão equivocada de que o crescimento de alguns necessariamente resulta na pobreza de outros, enfatizando que "não existe 'jogo de soma zero'". Segundo ela, "todo mundo ganhou" com as inovações do mercado.
Durante a discussão, Anne mencionou a questão da tributação, criticando as propostas do governo que buscam aumentar os impostos. "Assim como Elon Musk e vários outros bilionários, eles ganham dinheiro produzindo riqueza para a sociedade. Não é à toa que ele mencionou sobre a parte tributária", disse. A líder também fez referência às políticas tributárias do ministro Haddad, afirmando que "o que é uma piada por completo, a gente sabe".
Ao final, Anne Dias ressaltou que "no Brasil o tributo não é uma brincadeira e representa mais de 30% do PIB do país". Ela afirmou que a maior parte da carga tributária recai sobre os mais pobres, com cerca de 47% dos impostos sendo provenientes da taxa de consumo. "Ou seja, quem paga mais são os mais pobres", concluiu.
Acompanhe a líder Livres Anne Dias e suas iniciativas.