Líder Livres, Professor Thiago fiscaliza prefeitura e denuncia contaminação em parque do Recife
O parque, inaugurado em 5 de julho com grande repercussão nas redes sociais do prefeito, enfrenta críticas severas após análises laboratoriais confirmarem contaminação.
Larissa Gomes
8/16/2024
O prefeito do Recife, João Campos (PSB/PE), é alvo de uma denúncia protocolada nesta sexta-feira (9) no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) após a identificação de contaminação na fonte d'água do recém-inaugurado Parque da Tamarineira, localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, na capital pernambucana.
A denúncia foi feita pelo movimento Livres, que apresentou um relatório de análises laboratoriais de amostras da água da fonte pública apontando a presença de Coliformes Totais e Escherichia Coli (E. coli), bactérias indicativas de contaminação fecal.
De acordo com a Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, a presença dessas bactérias tornam a água imprópria para consumo humano e recreativo, podendo causar doenças gastrointestinais e infecções cutâneas.
Apesar da justificativas apresentadas pela Prefeitura do Recife, afirmando que a água da fonte é clorada, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) confirmou que a Secretaria Estadual de Saúde foi notificada sobre o aumento de casos de conjuntivite em crianças e outros episódios de diarreia em pessoas que utilizaram a fonte do parque, conforme foi relatado pela CBN Recife em 29 de julho.
“É inaceitável que um local recém-inaugurado, que deveria ser um espaço seguro e saudável para a população, apresente tamanha negligência”, destacou Professor Thiago, líder do movimento Livres na cidade. “A saúde e segurança dos recifenses precisam ser tratadas com a devida prioridade.”
Diante da situação, o movimento pediu que o MPPE investigue as condições sanitárias do Parque da Tamarineira e considere a interdição imediata do local para evitar maiores riscos à saúde pública. A população local também está sendo orientada a evitar o uso da água da fonte até que novas análises confirmem sua segurança.
O movimento pede que o Ministério Público apure as condições sanitárias da fonte do Parque da Tamarineira e considere a interdição imediata do local para prevenir riscos maiores à saúde pública.
Fique atento às novidades e iniciativas de Professor Thiago em suas redes sociais.