Primeira Infância
O investimento adequado em primeira infância amplia a autonomia por toda a vida adulta.
A primeira infância é uma fase crucial de desenvolvimento, com influência direta sobre habilidades futuras, que podem ajudar a reduzir a desigualdade que já vem vinculada ao local de nascimento. O período que começa na concepção e vai até os primeiros anos de vida de uma criança constitui uma fase extremamente importante para o desenvolvimento cerebral. Vários experimentos mostram o impacto de programas de estímulo ao desenvolvimento infantil sobre diversos aspectos da vida das crianças, inclusive no longo prazo.
Por isso, o Livres apoia o desenho de uma estratégia integral de superação da pobreza que comece com estratégias efetivas de desenvolvimento infantil que não se limitem à transferência de renda, passando pela identificação de habilidades nos jovens beneficiários de programas sociais para promoção da conexão desses jovens com oportunidades de desenvolvimento e continuidade dos seus estudos. É preciso apoiá-los para que possam transformar o seu potencial em realidade.
Nesse sentido, observamos com especial atenção os debates relacionados à avaliação e aperfeiçoamento do Programa Criança Feliz, do governo federal, que atende milhares de crianças vulneráveis com visitações e acompanhamento.
Participe do projeto


