Reforma Tributária: Mais um remendo pode piorar o que já é ruim
Nota Técnica explora a necessidade de o Brasil simplificar seu sistema tributário e qual seria a Reforma Tributária ideal que deveria ser aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República
PUBLICAÇÃO
7/22/20211 min read
O Brasil lidera o ranking do tempo que uma empresa de médio porte leva para contabilizar e pagar seus impostos ao redor do mundo. Aqui se leva 1.501 horas por ano, enquanto na segunda colocada, a Bolívia, as empresas usam 1.025 horas nessa tarefa. Na maioria dos nossos vizinhos, o tempo gasto é uma fração disso.
Esse é o resultado concreto da complexidade do nosso sistema tributário sobre o dia a dia das empresas. Assim, fica nítida a necessidade e a urgência de fazermos uma reforma ampla e robusta.
No entanto, para que seja efetiva, não pode ser qualquer reforma. É importante que seu foco seja a simplificação do sistema, com atenção para correção de distorções e neutralidade de arrecadação, isto é, que a carga de impostos não aumente, para que os contribuintes não sejam ainda mais onerados.
Baixe a Nota Técnica abaixo e conheça a posição do Livres sobre o tema: