Democracia Liberal
Reformando o Estado a serviço do cidadão

Democracia Liberal: o projeto Livres
A democracia liberal é um conjunto bem pensado de instituições que limita o poder do Estado para garantir os direitos fundamentais de cada pessoa. Ou seja, ela vai muito além de simplesmente eleger quem vai governar. A democracia liberal é, antes de tudo, o sistema político da liberdade.
Democracia Liberal: porque precisamos defendê-la
O que é a Democracia Liberal


Nós do Livres buscamos, com o projeto Democracia Liberal, reformar o Estado brasileiro, colocando o orçamento público de fato a serviço do cidadão. Liberdade real só existe quando os cidadãos podem confiar nas instituições, acessar seus direitos e participar das decisões que moldam seu futuro.
Com foco em fortalecer as instituições públicas e contornar a tendência mundial de enfraquecimento democrático, queremos:
eliminar privilégios
modernizar o Estado
reforçar os princípios republicanos
Todo projeto Livres tem iniciativas, que desenvolvem o projeto em soluções práticas trabalhadas pela nossa comunidade de Líderes, Associados, Conselheiros e parceiros.
Você pode acessar nossas iniciativas no fim da página.
A democracia vem enfrentando desafios em todo o mundo: o nível democrático do planeta recuou 30 anos, voltando aos níveis de 1989. A conclusão é do Democracy Report 2022, do V-DEM Institute. Infelizmente, o Brasil não fica de fora deste cenário, confirmado por outros rankings internacionais de liberdade. No Democracy Index, da publicação britânica The Economist, nosso país é considerado uma democracia falha por deficiências no funcionamento do governo, na participação social e na cultura política.

Democracia Liberal: cenário brasileiro
O modelo atual compromete a liberdade real, pois limita escolhas, sufoca a confiança institucional e amplia desigualdades. O panorama da democracia liberal brasileira pode ser resumido nos seguintes pontos:
JUDICIÁRIO
O Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo e ainda assim não garante segurança jurídica para a maioria da população. Enquanto isso, propostas como a PEC do Quinquênio buscam reforçar privilégios com aumentos salariais automáticos para a elite do funcionalismo, podendo custar até R$ 82 bilhões cofres públicos.
DIREITO INDIVIDUAL
A manutenção do alistamento militar obrigatório impõe restrições à liberdade de milhares de jovens brasileiros todos os anos. A substituição do modelo compulsório por um sistema voluntário poderia economizar até R$ 1,5 bilhão por ano e fortalecer a autonomia individual.

ELEIÇÕES
Líderes políticos voltaram a questionar a legitimidade eleitoral sem qualquer prova, diminuindo a confiança nas instituições democráticas. Atos golpistas como os de 8 de janeiro de 2023 mostram que precisamos vigiar contra retrocessos autoritários. O Livres foi à Justiça na defesa da democracia.
INSTITUIÇÕES
GASTO PÚBLICO
Enquanto isso, o orçamento da União segue capturado por grupos de interesse, com gastos ineficientes e distorções que priorizam castas intocáveis em detrimento dos brasileiros mais vulneráveis.
Grandes reformas pela Democracia Liberal
Nós do Livres entendemos que um regime político livre é marcado pela legitimidade das instituições. Em outras palavras, os cidadãos governados confiam na essência das medidas do governo. O cenário brasileiro atual é de grande desconfiança nas instituições públicas, o que exige grandes reformas nesse sentido.
Transparência, eficiência e avaliação ampla de políticas públicas por meio de dados e evidências são caminhos importantes de uma agenda liberal por uma democracia que põe o cidadão como centro da atuação do governo. O Brasil hoje enfrenta o desafio de construir estas bases, através do desenvolvimento sustentável, com foco na dignidade e progresso humanos.
Mas como fazer o país voltar a se desenvolver?

Conquistas do Livres pela Democracia Liberal
TRANSPARÊNCIA E MODERNIZAÇÃO
Transformação digital de serviços públicos, beneficiando mais de 21 milhões de cidadãos em Minas Gerais, com reconhecimento internacional. Avanço em transparência ativa, com plataformas digitais para consulta e fiscalização do poder público em diversas esferas;
GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE
Gestão pública premiada em municípios como Mogi das Cruzes, sob liderança de Caio Cunha;
DIREITOS HUMANOS
Atuamos pela revogação da Lei de Segurança Nacional, substituída pela nova Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, com apoio de lideranças Livres.
ELEIÇÕES LIMPAS
Desde 2021, o Livres atua em defesa de eleições democráticas, principalmente diante das alegações de fraude nas urnas eletrônicas promovidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Como atuamos:
Publicação técnica sobre funcionamento das urnas eletrônicas, desmentindo fake news;
Inserção no debate público, através de imprensa e redes sociais;
Mobilização de Líderes Livres em defesa da democracia;
Apoio à Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, que tipifica crimes contra a democracia e substituiu a ultrapassada Lei de Segurança Nacional
A Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito (Lei nº 14.197/2021) define como crimes tentativas de golpe de Estado, incitação à violência política e desinformação com o intuito de romper a ordem constitucional. A nova lei foi defendida por Líderes Livres no Congresso Nacional, como os deputados Daniel Coelho e Alex Manente.


Pesquisas brasileiras reforçam o cenário apontado pelas publicações internacionais. Em 2022, o DataFolha apontou que 67% dos brasileiros temiam ser vítimas de violência em função de suas escolhas políticas e eleitorais, indicando uma dificuldade generalizada de convivência democrática. Já em 2021, o mesmo instituto de pesquisa publicou que o número de brasileiros que desconfiam das instituições vêm aumentando há anos, alcançando 50% de desconfiança entre entrevistados.
Escreva seu texto aqui...
O crescimento da percepção pública de que o Estado atua para proteger privilégios e não o bem comum enfraquece a legitimidade das instituições. A falta de avaliação efetiva de políticas públicas e a baixa transparência partidária afastam o cidadão da tomada de decisão.
Os economistas Persio Arida e Samuel Pessôa, conselheiros acadêmicos do Livres, discutiram soluções no lançamento do nosso Caderno de Políticas Públicas, na Casa Livres, em São Paulo.
Participe do projeto
Democracia Liberal
Conheça as iniciativas do projeto