Pular para o conteúdo

Conselho Acadêmico debate comércio exterior, e a crise no STF chega ao ápice

No Boletim Livres dessa semana, o Conselho Acadêmico debateu comércio exterior e a crise no STF chegou ao seu momento mais decisivo.
21 de setembro de 2026 por
Conselho Acadêmico debate comércio exterior, e a crise no STF chega ao ápice
Livres, Vinícius Oliveira de Melo
| Nenhum comentário ainda

Olá! O Boletim Livres está de volta. Nesta edição, o Conselho Acadêmico do Livres debateu os rumos do comércio exterior brasileiro — leia os principais pontos em destaque abaixo. Na política doméstica, o STF viveu a semana mais decisiva desde que a crise começou: em sessão histórica, a Corte avaliou a abertura de investigação contra Alexandre de Moraes, e mais de 200 empresários, economistas e ex-ministros assinaram carta de apoio às medidas do presidente Edson Fachin. Fernando Schüler, Magno Karl, Elena Landau e Mano Ferreira acompanharam de perto cada passo. Na economia, o debate girou em torno do ajuste fiscal de 2027 e dos juros reais elevados do país. Boa leitura!

Destaque

Conselho Acadêmico do Livres debate comércio exterior e protecionismo brasileiro

Paulo Roberto de Almeida e Sandra Rios, conselheiros acadêmicos do Livres

Na quarta-feira (17 de setembro), o Conselho Acadêmico do Livres reuniu o embaixador Paulo Roberto de Almeida e a economista Sandra Rios para debater os rumos do comércio exterior brasileiro. A mediação foi de Rafael Moredo, coordenador de Políticas Públicas do Livres.

Paulo Roberto de Almeida recuperou a história do comércio multilateral, do GATT de 1947 à criação da OMC em 1994. Ele destacou que o sistema de solução de controvérsias da organização está paralisado desde 2019 — e que a China já responde por cerca de um terço da pauta de comércio exterior do Brasil.

Sandra Rios discutiu o movimento global de reshoring e nearshoring e defendeu que o Brasil não retalie as tarifas impostas pelos Estados Unidos, o que chamou de "tiro no pé". Para ela, o caminho é diversificar acordos de livre comércio, reduzir tarifas de forma unilateral e atrair investimentos em energia limpa.

"Comércio exterior é um tema técnico, mas decide o dia a dia de quem produz e de quem consome no Brasil. Ter o embaixador Paulo Roberto de Almeida e a Sandra Rios, dois dos nossos conselheiros acadêmicos, debatendo esse tema é exatamente o tipo de diálogo que o Livres quer fomentar."

— Rafael Moredo, coordenador de Políticas Públicas do Livres

Livres pelo Brasil

Entre um debate técnico sobre comércio exterior e a estreia de um dos seus na TV, o Livres seguiu levando suas propostas e seus nomes para mais lugares — do Congresso à imprensa a Brusque.

Crise institucional no STF

Em sessão histórica na segunda-feira (15 de setembro), o STF avaliou a abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes. No mesmo período, mais de 200 empresários, economistas e ex-ministros — entre eles o conselheiro do Livres Pérsio Arida — assinaram carta pública de apoio às medidas do presidente da Corte, Edson Fachin, para conter a crise.

Economia

Do ajuste fiscal de 2027 aos juros reais elevados: conselheiros e colaboradores do Livres deram o tom do debate econômico da semana.

Mundo

Enquanto a crise institucional dominava as manchetes no Brasil, colaboradores do Livres levaram a análise — e um alerta sobre segurança global — para fora do país.

Compartilhar esta publicação
Faça login para deixar um comentário
Boletim Livres | O Livres vai levar uma pergunta à ONU, e a crise institucional no STF
Envie sua pergunta para os candidatos a Secretário-Geral da ONU até 16/09. Também: o manifesto de 157 assinaturas pela apuração no STF.