Cidades Vivas
A ordem espontânea vibrante dos ecossistemas urbanos.
11/19/2024
A alma do liberalismo está na defesa plena da liberdade, do florescimento individual e das trocas celebradas em acordos mútuos. Para além das abstrações teóricas por trás dos grandes temas da política nacional, a experiência humana acontece no ônibus lotado, nas praças, nas feiras de rua, nas calçadas.
Nesse sentido, só temos a oportunidade de ser verdadeiramente livres se os ambientes urbanos forem férteis para o desenvolvimento das nossas capacidades e a convivência pacífica entre os mais diversos estilos de vida.
O liberalismo pulsa nas cidades vivas. Por muitas décadas, o pensamento liberal brasileiro foi majoritariamente associado a um conjunto de reformas estritamente econômicas de equilíbrio financeiro e combate à inflação. Apesar da responsabilidade fiscal ser um pré-requisito essencial para as nossas propostas, esta é uma percepção reducionista que precisa ser transformada.
Gestão das Cidades
As cidades são centros naturais de oportunidades econômicas, devido à concentração de pessoas, empresas e recursos. Essa proximidade cria um ambiente propício para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal de seus habitantes. Nos centros urbanos, as pessoas têm acesso a uma maior variedade de empregos potencialmente alinhados com suas competências e interesses, e a interação próxima entre empresas e trabalhadores promove o crescimento econômico.
Por isso, políticas públicas focadas nas necessidades do cidadão são essenciais para garantir que as cidades sejam lugares onde as pessoas possam viver com liberdade e dignidade. Além disso, uma boa gestão urbana é capaz de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade, permitindo a criação de oportunidades de trabalho e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes. Uma cidade bem zelada é capaz de oferecer aos seus habitantes um ambiente seguro e agradável para se viver. Nesse sentido, acreditamos que a sociedade civil e as empresas podem ser fortes aliados da gestão pública em prol de cidades que facilitem o florescimento humano.
O liberalismo pulsa nas cidades vivas
Conheça as iniciativas do projeto Cidades Vivas
Ações do Livres
Líderes Livres, como Tiago Mitraud, Marcela Trópia, Amália Tortato, Cris Monteiro, André Vechi e Anderson Ferreira, alcançaram importantes conquistas na área da educação. Tiago Mitraud trabalhou pela transparência nos dados educacionais, enquanto Marcela Trópia liderou o projeto "Adote uma Escola" e analisou os impactos da pandemia. Amália Tortato e Cris Monteiro se destacaram como defensoras das escolas charter. Além disso, os prefeitos André Vechi, de Brusque, e Anderson Ferreira, de Macatuba, implementaram aulas de empreendedorismo nas escolas e conseguiram alcançar a maior nota do IDEB na região, respectivamente.
Participe do projeto



Materiais técnicos:
O Livres produziu diversas notas técnicas para orientar políticas educacionais de forma ampla e acessível. Em uma análise sobre o Fies, discutimos caminhos para aprimorar o programa e garantir sua sustentabilidade. Na nota sobre o Prouni, sugerimos ajustes para ampliar o acesso ao ensino superior. Em relação ao Pronatec, o foco está na capacitação técnica de jovens.