Educar Para Escolher

O Livres defende políticas educacionais focadas na qualidade do ensino, liberdade de escolha e equidade de oportunidades.

11/19/2024

Numa sociedade livre, todo indivíduo deve ter o direito de se desenvolver, cultivar suas habilidades, investir nos seus talentos e exercer o máximo do seu potencial. Nesse sentido, a educação pública é ferramenta essencial para o desenvolvimento das liberdades individuais, o progresso humano e o desenvolvimento econômico. Para obter resultados efetivos, o estudante deve ser protagonista do processo educacional.

Com evidentes problemas de eficiência, o sistema brasileiro de educação precisa romper velhos paradigmas que o aprisionam no atraso, assimilando que:

  • Público não é sinônimo de estatal.

  • A avaliação de resultados é amiga do conhecimento.

  • Soluções de mercado podem oxigenar o processo pedagógico.

Enfrentando o problema

O desempenho dos estudantes brasileiros nos testes internacionais, como o PISA, sempre evidenciou uma preocupante estagnação da rede pública de educação. Com a pandemia, o sistema público mostrou-se incapaz de reagir ao desafio e o panorama que já era ruim virou trágico. Segundo relatório da OCDE, o Brasil foi recordista mundial de tempo sem aulas presenciais, com escolas fechadas por mais que o dobro de dias em relação à média dos países. O impacto educacional é imenso. Só em 2020, calcula-se um prejuízo de 10 pontos na escala SAEB, índice superior ao aprendizado esperado para os alunos em um ano.

Caso o problema não seja enfrentado, há projeção de perda de renda dos alunos no patamar dos R$700 bilhões ao longo da vida. Mais do que um desastre financeiro, trata-se de um apagão de potencial humano. Diante do imenso desafio que se impõe para esta geração de estudantes, compreendendo que o desenvolvimento da individualidade inclui tanto a preparação para o mercado de trabalho como o potencial de expressão artística e o fazer cultural, o Livres desenvolve 3 linhas de iniciativa em favor da educação.

Educação com liberdade e qualidade

Conheça as iniciativas do projeto Educar Para Escolher

Ações do Livres

Líderes Livres, como Tiago Mitraud, Marcela Trópia, Amália Tortato, Cris Monteiro, André Vechi e Anderson Ferreira, alcançaram importantes conquistas na área da educação. Tiago Mitraud trabalhou pela transparência nos dados educacionais, enquanto Marcela Trópia liderou o projeto "Adote uma Escola" e analisou os impactos da pandemia. Amália Tortato e Cris Monteiro se destacaram como defensoras das escolas charter. Além disso, os prefeitos André Vechi, de Brusque, e Anderson Ferreira, de Macatuba, implementaram aulas de empreendedorismo nas escolas e conseguiram alcançar a maior nota do IDEB na região, respectivamente.

Participe do projeto

Materiais técnicos:

O Livres produziu diversas notas técnicas para orientar políticas educacionais de forma ampla e acessível. Em uma análise sobre o Fies, discutimos caminhos para aprimorar o programa e garantir sua sustentabilidade. Na nota sobre o Prouni, sugerimos ajustes para ampliar o acesso ao ensino superior. Em relação ao Pronatec, o foco está na capacitação técnica de jovens.

Conheça outros Projetos Livres